Cada equipe utiliza protocolo próprio de alimentação, medicações e acompanhamento pós cirúrgico.

De um modo geral a ingestão de alimentos na primeira semana de pós operatório basear-se-á em dieta líquida, em baixo volume. A consistência dos alimentos vai evoluindo gradativamente para líquido-pastosa, pastosa, branda e finalmente alimentos sólidos. O grande segredo está na mastigação adequada, ingestão de pequenas porções e deglutição gradual. O acompanhamento nutricional é fundamental e indispensável durante todo esse período.

O retorno ao consultório do cirurgião geral será em intervalos regulares, com a finalidade de reavaliações de rotina, retirada dos pontos de pele e drenos, assim como as revisões com a nutricionista, o educador físico e o psicólogo .

As caminhadas devem ser tentadas e estimuladas o mais precocemente possível, ainda no hospital, com a finalidade de prevenção de trombose, melhora na dinâmica respiratória e facilitação na eliminação de flatos. O retorno às atividades físicas em academia deve ser o mais breve possível, inicialmente caminhadas leves, evoluindo para atividades aeróbicas (em 15 – 30 dias) e posteriormente musculação (em torno de 30 a 40 dias). A prática de exercícios físicos de maneira regular e com acompanhamento adequado irá representar perda de peso mais intensa e sustentada, com perda de massa gorda (gorduras) e ganho de massa magra (músculos).

O uso de comprimidos por via oral está permitido após 30 dias da realização da cirurgia, devendo ser triturados e diluídos até esse período.

Toda queixa mais intensa ou sinais de complicação da cirurgia como vermelhidão, saída de pus em ferida cirúrgica, parada de eliminação de flatos e fezes, vômitos, febre, falta de ar, taquicardia, dor e distensão abdominal, deve ser comunicada imediatamente ao cirurgião bariátrico e à equipe assistente para providências rápidas, caso o contato não seja possível orientamos retorno imediato ao pronto socorro do Hospital onde a cirurgia foi realizada para avaliação médica e conduta inicial. Tenha sempre em mãos o contato de seu cirurgião.