A cirurgia bariátrica, compreende todo contexto do paciente obeso e suas peculiaridades. Esse processo complexo necessita da avaliação e acompanhamento conjunto de outras especialidades, com o objetivo de melhor entender, atender e tratar esses doentes.

O marco indiscutível é a realização da operação pelo cirurgião bariátrico, porém não é suficiente e não representa garantia de bons resultados sozinho, toda avaliação pré-operatória e cuidados pós operatórios deve envolver a equipe multidisciplinar para obtenção e manutenção de bons resultados a longo prazo.

A equipe multidisciplinar geralmente é composta por profissionais habituados ao atendimento de pacientes com obesidade nas áreas da endocrinologia, cardiologia, anestesiologia, psiquiatria, cirurgia plástica, psicologia, educação física, enfermagem, fisioterapia e nutrição. Habitualmente pode ser requisitada avaliação adicional de outras especialidades, dependendo da condição clínica geral e das doenças associadas.

É importante que sejam esclarecidas todas as dúvidas, cuidados necessários no pós operatório, anseios e inseguranças antes do ato cirúrgico, garantindo a realização da cirurgia no momento mais adequado e com o paciente mais bem preparado.

 A reuniões informativas habitualmente são realizadas mensalmente e deve ser frequentada pelo candidato à cirurgia Bariátrica e seus familiares antes e depois da operação, aumentando assim o entendimento de todo processo, ajudando na difusão de informações para os demais candidatos à cirurgia e atando os laços de maneira consolidada com toda a equipe envolvida.

Toda equipe possui protocolos específicos de alimentação, medicações e manejo de drenos (quando presentes) que deverão ser seguidos de rotina e rigorosamente.