O transplante de fígado está indicado nos casos de insuficiência hepática terminal, chamada de cirrose hepática. Normalmente suas causas são o uso abusivo de alcool e/ou hepatites B e C, hepatites autoimunes, hepatite aguda fulminante, cirrose biliar primária, cirrose biliar secundária, colangite esclerosante primária e atresia de vias biliares (em crianças).
No caso das crianças, é possível o transplante de uma parte do fígado (“split”), que pode ser proveniente de algum familiar ou de um doador cadáver, graças à enorme capacidade de regeneração deste órgão.
Nos adultos, geralmente os fígados são provenientes de doadores cadáveres, normalmente vítimas de trauma que evoluem com morte encefálica.
É de grande importância a conscientização das pessoas para o processo doação-transplante, sendo importante sempre destacar para os familiares a sua vontade de ser doador.
O transplante de fígado e de outros órgãos devolve a vida para os necessitados, dando-lhes saúde para viver e enfrentar as dificuldades.
Ser doador é um ato de amor ao próximo.
www.doeorgaossalvevidas.com.br
https://www.avidaconvida.com
www.doemaisvida.rj.gov.br